CEAG - Centro de Abastecimento de Guarulhos

Confira os benefícios da mexerica para a boa forma e saúde!

Confira os benefícios da mexerica para a boa forma e saúde!

Mexerica, tangerina, mimosa, bergamota, poncã, murcote, laranja-cravo, fuxiqueira, mandarina, manjerica, clementina ou laranja-mimosa… Você pode encontrar essa fruta com os mais diferentes nomes, dependendo do local em que for saboreá-la, mas as características, como sabor, textura e aroma, além de suas propriedades nutritivas, são as mesmas, pode acreditar.

A mexerica ou tangerina (as formas mais populares como a conhecemos) é uma fruta bastante consumida no mundo todo, principalmente em países com clima tropical e subtropical, como é o caso do Brasil. Devido ao seu alto teor de água, além de sabor cítrico, adocicado e refrescante, é muito comum consumi-la nos dias mais quentes do ano, ou seja, no verão, para aliviar o calor e hidratar o corpo.

De casca e polpa alaranjadas, a fruta de origem asiática, além de deliciosa, também é considerada bastante nutritiva e, portanto, muito benéfica à saúde como um todo. Entre os seus nutrientes podemos encontrar a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato (semelhante ao ácido fólico), bioflavonoides, além de minerais como o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, entre outros que são essenciais ao bom funcionamento do corpo.

Quer saber quais são os principais benefícios da mexerica (tangerina) para a saúde? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra o que a frutinha tropical pode fazer pelo seu corpo e bem-estar. Vem comigo!

1 – Faz bem para a pele

2 – Faz bem para o cabelo

3 – Ajuda a perder peso

4 – Melhora a saúde bucal

5 – Fortalece o sistema imunológico

6 – Controla a diabetes

7 – Protege o coração

8 – Previne o câncer

9 – Melhora a digestão

10 – Fornece energia ao corpo

11 – Hidrata o corpo

12 – Melhora a visão


1 – Faz bem para a pele

A mexerica ou tangerina é uma fruta rica em vitamina C, podendo fornecer ao nosso organismo pelo menos um terço da dose diária recomendada. Sendo assim, uma vez que a vitamina C possui excelentes propriedades antioxidantes, ao consumir a mexerica, é possível cuidar muito bem da saúde e beleza da nossa pele.

Isso porque os antioxidantes presentes na fruta podem aumentar a produção de colágeno, o que significa que ela pode auxiliar na cicatrização de feridas, tratar acne e prevenir o aparecimento de estrias. Ainda, já que esses nutrientes ajudam a combater os radicais livres, principais causadores da morte das células, é possível prevenir o envelhecimento precoce da pele, ficando livre por mais tempo de rugas, linhas de expressão, manchas, sulcos e outros sinais do avanço da idade.

2 – Faz bem para o cabelo

Dentre as vitaminas do complexo B presentes na mexerica está a B12, que é essencial para manter o cabelo forte, saudável e bonito, além de fazer com ele cresça muito mais rápido. Outros benefícios dessa vitamina nas nossas madeixas incluem a prevenção da queda e, ainda, do branqueamento precoce, evitando que os fios fiquem brancos antes do tempo e nos deixem com uma aparência envelhecida.

Além disso, a tangerina também é rica em vitamina A, que ajuda a equilibrar o sebo presente no couro cabeludo, mantendo o cabelo mais hidratado e saudável.

3 – Ajuda a perder peso

Outro dos grandes benefícios que tornam a mexerica uma fruta tão procurada nos últimos tempos, principalmente entre mulheres, é o se poder de ajudar a emagrecer. Isso porque a fruta é pouquíssima calórica, oferecendo apenas 53 calorias para cada 100 gramas, o que quer dizer, na prática, que você consumi-la sem medo de engordar ou, ainda, substituir alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, por ela na dieta.

Além disso, por ser rica em fibras, a fruta também pode auxiliar no aumento da sensação de saciedade, evitando a fome de hora e, ainda, que você consuma menos calorias ao longo do dia, quesitos essenciais para a perda de peso. Ainda, esses nutrientes também podem ser ideais para regular o intestino, outro ponto positivo para o emagrecimento.

Como se não bastasse tudo isso, inserir a mexerica na sua dieta emagrecedora também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e, ainda, diminuir a produção do cortisol, o hormônio do estresse, que é capaz de estimular o armazenamento de gorduras no corpo.

4 – Melhora a saúde bucal

A mexerica é uma excelente fonte de fósforo, cálcio e vitamina C. Por isso, consumir a fruta também pode fazer muito bem à saúde bucal como um todo, deixando os dentes mais fortes e saudáveis e prevenindo diversos tipos de problemas, como a gengivite, por exemplo, doença que inflama a gengiva e a faz sangrar durante a escovação.

5 – Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez, graças à presença da vitamina C em sua composição, junto com as suas propriedades antioxidantes, a tangerina também pode ajudar a aumentar a nossa imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra uma série de doenças, dentre elas a gripe e os resfriados.

6 – Controla a diabetes

A tangerina também pode ser uma ótima aliada no combate e prevenção da diabetes, principalmente a do tipo 2. Isso porque ela é rica em uma bioflavonoide chamada Nobiletin, que ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, o que a torna essencial na dieta de pacientes diagnosticados. Além disso, a fruta também pode ser consumida como medida preventiva contra o desenvolvimento da doença, ideal para pessoas predispostas.

7 – Protege o coração

Ainda por conta do Nobiletin presente em sua composição, vários estudos comprovaram que consumir a mexerica também pode ajudar a proteger o coração de diversos males, dentre eles, a hipertensão, aterosclerose, AVC, enfartos, derrames e ataques cardíacos. Isso porque a fruta é rica em potássio um mineral essencial para diminuir a pressão arterial e melhorar o fluxo sanguíneo, o que evita a formação dos perigosos coágulos no sangue.

Além disso, outro benefício da fruta neste sentido é o seu poder de evitar o acúmulo de gordura em excesso no corpo, fazendo com que o nosso fígado queime-a e não estoque-a. Portanto, ao consumir a mexerica, é possível reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), evitando mais problemas ao coração.

8 – Previne o câncer

Vários especialistas também acreditam que a mexerica também é rica em propriedades anticancerígenas, graças ao bioflavonoides encontrados na fruta. Portanto, além de prevenir o aumento de células cancerosas, consumir a tangerina também pode diminuir a proliferação de tumores, evitando o desenvolvimento do câncer.

9 – Melhora a digestão

Devido aos seus muitos nutrientes benéficos à saúde como um todo, consumir a mexerica é ideal para melhorar a digestão, potencializando o funcionamento do sistema digestivo de inúmeras maneiras.

A primeira explicação para isso é o fato de a fruta conter boas quantidades de fibras e antioxidantes, que ajudam a regular o intestino, além de restringir a absorção do colesterol pelo fígado, o que evita a obesidade e ajuda a desintoxicá-lo. Ainda, ao comer a tangerina, você pode prevenir cólicas e vômitos, o que a torna ideal para mulheres grávidas.

10 – Fornece energia ao corpo

Por conter boas quantidades de ferro, além de vitamina C, nutriente essencial para facilitar a absorção do mineral pelo corpo, a mexerica também pode ser ideal para melhorar a sua disposição física e fornecer mais energia para as atividades do dia a dia, inclusive para pessoas que são atletas ou frequentam a academia regularmente.

11 – Hidrata o corpo

A mexerica é uma fruta tropical, o que significa que ela pode ajudar a aliviar o calor nos dias mais quentes do ano, ou seja, no verão. Isso porque a fruta é composta por 90% de água, o que também a torna diurética.

12 – Melhora a visão

Rica em vitaminas A e C, comer tangerina também pode melhorar a visão e prevenir diversos males que possam comprometer a sua saúde, como é o caso da degeneração macular, catarata e cegueira, mais comuns em idosos.